Nesta página, conheça os principais tratamentos para Hérnia de Disco.
A história clínica e o exame físico são fundamentais no diagnóstico da hérnia de disco. O relato clássico de dor na coluna com irradiação para um braço ou uma perna associado a alguma alteração de sensibilidade ou alteração motora sugere fortemente o diagnóstico. É claro que existem muitos diagnósticos diferenciais que devem ser excluídos, daí a importância da avaliação médica. Para auxiliar o diagnóstico, os principais exames realizados são: radiografias e ressonância magnética. Esses exames são não invasivos e permitem o diagnóstico na maioria dos casos.
Cerca de 90% dos casos de hérnia de disco melhoram e efetivamente se resolvem com o tratamento clínico/conservador. Esse tratamento sempre deve ser indicado por um médico. As opções de tratamento são muitas. Nos primeiros dias é aconselhável um repouso relativo, medicações analgésicas, antiinflamatórias e algumas vezes até opióides para a crise aguda, fisioterapia analgésica e acupuntura. Nesse momento a prática de exercícios de fortalecimento e alongamentos deve ser suspensa até a melhora dos sintomas agudos. Atividades esportivas também devem ser suspensas. Após a fase aguda e a melhora do processo doloroso e inflamatório, é fundamental a reabilitação da musculatura da coluna vertebral, abdomen e membros.
Aqui entram técnicas de fortalecimento muscular, alongamentos e estabilização postural. Muitos casos estão relacionados a má postura crônica. Nesse momento é muito importante o acompanhamento de um fisioterapeuta para orientar os exercícios de fisioterapia motora, RPG e fortalecimento.
A prática regular de exercícios também é muito importante para evitar novas crises e novas hérnias de disco no futuro. Os exercícios mais indicados são: caminhadas, natação, pilates, yoga e academia com restrição a alguns exercícios que podem sobrecarregar os discos. Cerca de 10% dos pacientes com hérnia de disco persistem com os sintomas dolorosos ou eventualmente apresentam sinais neurológicos associados e progressivos. Nesses casos, quando há falha do tratamento clínico, pode estar indicado o tratamento cirúrgico.
A ColunaSP é uma clínica especializada em Coluna Vertebral com o foco principal no tratamento da dor, reabilitação motora precoce e, quando necessária, cirurgia menos invasiva da coluna (infiltrações, rizotomias, endoscopia da coluna, cirurgia percutânea, cirurgia pelo tubo e outros procedimentos minimamente invasivos). Esclareça dúvidas sobre Hérnia de Disco. Bem vindos!
A Hérnia de disco é uma condição relativamente comum e pode ocorrer em toda a coluna, porém os locais mais comuns são a coluna lombar e cervical devido a maior mobilidade nessas regiões. A hérnia de disco pode determinar limitações em graus variados.
Cerca de 90% dos casos de hérnia de disco melhoram e efetivamente se resolvem com o tratamento clínico/conservador. Esse tratamento sempre deve ser indicado por um médico. As opções de tratamento da hérnia de disco são muitas. Nos primeiros dias é aconselhável um repouso relativo, medicações analgésicas, antiinflamatórias e algumas vezes até opióides para a crise aguda, fisioterapia analgésica e acupuntura ...
A dor causada por uma hérnia de disco pode variar muito em intensidade e localização. Na maioria dos casos ela é sentida em apenas um lado do corpo. Se houve lesão do disco, porém sem herniação ou deslocamento significativo, a dor costuma ficar limitada a região do disco. Como exemplo comum temos a ruptura ou fissura do ânulo fibroso (a capa do disco)...
A cirurgia para hérnia de disco cervical tem indicações bem específicas: falha do tratamento conservador por pelo menos 6 a 12 semanas, presença de déficit neurológico progressivo em algum membro, presença de mielopatia (alterações nos reflexos, na marcha, etc) e incontinência urinária/fecal ...
Especialidade: Ortopedia
Tratamentos: Coluna | Dor nas Costas | Hernia de Disco | Cirurgia da Coluna
Av. Pompéia, 634 cj 215– Pompéia Ed. Vitrine Offices – São Paulo – SP CEP 05022-000 Estacionamento com vallet.
Você pode agendar uma consulta agora com um de nossos especialistas em hérnia de disco em um clique! Utilize o seu whatsApp!